quarta-feira, 10 de março de 2010

Hora do Conto (trabalho do 4º C)








Tema: Hora do conto – Biblioteca da escola
Ano: 4º C
Duração prevista da actividade: 9 de Fevereiro

Objectivos: Estimular o poder da comunicação, desenvolver a criatividade e a imaginação., levar o aluno a produzir textos, despertar o gosto pela leitura e escrita e promover hábitos de leitura.

Áreas envolvidas: Língua Portuguesa, Expressão plástica, Educação Cívica, Área de Projecto (projecto Operacional “Pequenos escritores, pequenos actores”) e Informática.

Descrição das actividades previstas: Apresentação do professor contador da história: Professor Rui; Audição da história; Diálogo sobre um possível final para a história; Recontar a história e dar-lhe um final diferente; Registo da história em Word; Desenhos dos momentos mais significativos da história; Digitalização dos desenhos mais identificativos; Envio do nosso trabalho para o blogue da biblioteca.

Hora do conto “O beijo mágico”

Era uma vez, uma princesa que veio para Portugal, enamorou-se por um príncipe e decidiu ficar. Um dia o príncipe foi para a guerra. A princesa quando soube ficou triste. Deixou de comer durante muitos dias. Certo dia teve uma ideia, chamou o seu criado mais fiel e pediu-lhe:
- Leva-me este beijo ao príncipe.
A princesa mandou um beijo para as mãos do criado e este fechou-as com muita força para não o perder. O criado montou o seu cavalo e iniciou a viagem. Na sua viagem encontrou três ladrões. Teve medo que eles lhe roubassem o beijo, por isso fez uma vénia e pôs o beijo no chapéu. Os ladrões muito distraídos deixaram o criado passar. O criado quando chegou à batalha, viu o príncipe, saiu do seu cavalo e começou a gritar:
- Príncipe, príncipe trouxe-lhe um beijo!
Os guerreiros pensaram e disseram:
- Estamos em guerra e vem aqui um maluco dar um beijo!?
Os guerreiros pousaram as armas e foram bater ao criado. O criado ficou ferido e lembrou-se do beijo. Passou-o pelo corpo, mas quando passou pelo peito ele foi para o coração. O beijo tinha ganho raízes e ele apaixonou-se pela princesa. Foi para o castelo, lembrou-se do príncipe e pensou:
- O que vou dizer à princesa?
Pensou, e teve uma ideia. Foi à princesa e disse:
- O príncipe mandou-lhe um beijo.
A princesa ficou contente. O criado deu-lhe o beijo na cara e ela apaixonou-se pelo criado.
O príncipe chegou ao castelo muito furioso porque tinha perdido a batalha. Ele estava cheio de fome, procurou comida mas não encontrou. Viu uns ratos, comeu-os. Encostou-se à parede e adormeceu. Quando acordou viu a princesa e o criado, ficou furioso e começou a bater-lhes. Eles pegaram numa espada e começaram a lutar. O vencedor foi o príncipe, mas morreu com o veneno dos ratos. A princesa ficou muito triste, deu-lhe um beijo e ele ressuscitou. Ela ficou contente, casou com o criado, ficou herdeira do reino e viveu feliz para sempre.

Autor: Pedro – 4º C

Hora do conto “O beijo mágico"

Era uma vez, um príncipe e uma princesa. O príncipe era português, e a princesa era francesa. Ele morava em Portugal e ela em França. A princesa veio passar férias a Portugal; quando viu o príncipe enamorou-se.
Só que um dia, o príncipe teve que ir para a guerra e a princesa ficou muito triste e abandonada. Então, decidiu chamar o empregado mais fiel e corajoso. Mandou-o entregar um beijo mágico ao príncipe. Quando ele chegou à batalha, gritou: -Príncipe, tenho que lhe entregar um beijo! Só que o príncipe não o conheceu, por isso, não lhe ligou, e outros soldados bateram-lhe até ele ficar ferido. Então ele pegou no beijo e passou pelas feridas. Só que ao passar junto ao peito, o beijo entrou para dentro fazendo com que se apaixonasse pela princesa. Enquanto voltava ao castelo, os ladrões apareceram e mataram-no.Quando acabou a batalha, o príncipe chegou cheio de fome, e não havia nada para comer. Encontrou três ratos e comeu-os. Entretanto apareceu a princesa e deu-lhe um beijo. De seguida, decidiram-se casar. Fizeram uma grande festa e o príncipe tornou-se rei, e ela rainha. Onde aí, se tornaram felizes para sempre no palácio.

Autor: Clara – 4ºC

Sem comentários:

Enviar um comentário