segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Hora do conto.

Mais um conto...


PLANO DE ACTIVIDADE

Tema: Hora do conto – Biblioteca da escola

Ano: 1º A
Duração prevista da actividade: 2 de Novembro


Objectivos: Estimular o poder da comunicação, desenvolver a criatividade e a imaginação., levar o aluno a produzir textos, despertar o gosto pela leitura e escrita e promover hábitos de leitura.


Áreas envolvidas: Língua Portuguesa, Expressão plástica, Educação Cívica, Área de Projecto (projecto Operacional “As Tic, um desafio na Língua Português,, ler com os sentidos”) e Informática.
Descrição das actividades previstas:
Apresentação do professor contador da história: Professor Rui Quinteiro;
Audição da história: “A tia miséria”, com cenário e dramatização;
Conto da história;
Registo da história em Word, pela professora, uma vez que ainda não sabem escrever;
Desenhos dos momentos mais significativos;
Digitalização dos desenhos mais identificativos;
Envio do nosso trabalho para o blogue da biblioteca.




Hora do conto “A tia miséria”

A tia Miséria era uma velhinha que vivia sozinha numa casa. Ela cultivava muitos alimentos no seu campo e tinha uma figueira no seu jardim.
Todos os anos a tia Miséria não comia nenhum figo, porque os meninos quando vinham da escola saltavam o muro e comiam ou estragavam os figos todos.
Certo dia, apareceu lá em casa um peregrino que lhe pediu ajuda e a tia ofereceu-lhe a sua casa para descansar. Antes de o peregrino ir embora ofereceu à tia Miséria “um pedido”. Ela contou-lhe a história da figueira e pediu-lhe que pudesse comer um figo da sua figueira.
No ano seguinte, a figueira ficou cheia de figos e lá vieram os meninos roubá-los, mas a tia Miséria castigou-os com o poder que o mendigo lhe tinha dado e fez com que ficassem agarrados algum tempo à figueira. Eles foram castigados, mas a figueira ficou sem figos e a velhinha já não comeu.
Mais tarde, apareceu em sua casa uma sombra enorme, que era a Sra Morte. Ela queria levá-la. A tia miséria pediu-lhe que não a levasse antes de provar um figo da sua figueira. Ele concordou e esperou que a figueira ficasse cheia de figos.
Quando a figueira ficou carregadinha de figos, a Sra Morte apareceu e ela pediu-lhe para ir buscar-lhe um figo porque era velhinha e não conseguia subir à árvore. Ele concordou e a velhinha com o seu poder fez com que a morte ficasse agarrada à árvore e não a levasse.
Como ninguém morria, ela decidiu fazer um acordo com a Morte. Ele deixava-a viver e ela deixa-o sair da árvore. A Sra Morte concordou e a velhinha não morreu e começou a comer os figos da sua figueira. Os meninos não tornaram a roubar; quando queriam um figo pediam à tia miséria.
Não se deve roubar, isso é muito feio!

Contada pelos alunos do 1ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário